segunda-feira, 13/05/2024
InícioCidadeMauro Mendes e Pedro Taques avaliam redução da tarifa de ônibus por...

Mauro Mendes e Pedro Taques avaliam redução da tarifa de ônibus por meio da isenção de ICMS

O prefeito Mauro Mendes e o governador Pedro Taques estão avaliando a possibilidade de redução da tarifa de ônibus através da isenção ou manutenção do ICMS do óleo diesel. Ao longo do encontro, que aconteceu nesta segunda-feira (22), os dois gestores analisaram a importância de se manter um valor justo que não pese no bolso do consumidor e não comprometa a dinâmica contratual com a categoria.

 

“Estamos unindo nossos esforços a fim de alcançarmos um valor que respeite o cidadão cuiabano e as empresas de ônibus. A tarifa de R$ 3,60 já foi aprovada pela Arsec que, por meio de seu conselho, conferiu à diretoria a prerrogativa de poder reduzir o preço da passagem, desde que encontre algum mecanismo que possibilite isto. Para que isso seja possível, viemos até o governador para contar com seu apoio e avaliar a isenção do ICMS. Estamos realizando um trabalho técnico que equilibre os dois lados”, afirmou Mendes.

 

Para o governador, é fundamental considerar o bolso do contribuinte, sem desviar o olhar para as empresas responsáveis pela circulação da frota de ônibus na Capital. Segundo Pedro Taques, ainda que o Estado não possa intervir diretamente no aumento da tarifa, unir forças para equilibra-la é papel de ambas as partes.

 

“Sabemos que os frequentes usuários do transporte público precisam deste meio de condução para ir à escola ou ao trabalho, sendo indispensável para eles. Portanto, se existe uma alternativa em que a redução do valor da passagem seja viável para o município e para a categoria, nós vamos buscá-la e aplicá-la. Já estamos analisando a possível redução ou manutenção do ICMS do óleo diesel, que contribuirá significativamente para alcançarmos a nova tarifa sem prejudicar o orçamento municipal. Em até três dias teremos essa resposta definitiva para o prefeito Mauro Mendes”, contou Taques.

 

Em relação ao valor final anteriormente definido, que foi de R$ 3,80, Mauro Mendes argumentou que uma série de fatores delimitados em nível nacional contribuiu para este valor, não tendo ligação direta com o município. Segundo o prefeito, esta tarifa foi fruto de uma planilha aprovada nacionalmente, auditada pelo Estado de Mato Grosso e pelo Ministério Público.

 

“Para chegar a esse valor, aplicaram-se inúmeros índices avaliativos, como o salário de todos os colaboradores ligados ao transporte público, o custo do óleo diesel e o investimento da manutenção da frota. Tudo o que é necessário para manter os ônibus rodando em Cuiabá foi posto detalhadamente no papel. Além disso, discutiu-se em âmbito nacional as isenções de passagens, aqueles munícipes que possuem o benefício. Outro fenômeno que contribuiu significativamente para a primeira tarifa pré-definida foi a redução do número de passageiros transportados, em decorrência da crise econômica e das recorrentes demissões. Isso gerou um impacto no município acima do esperado”, revelou o prefeito.

 

A redução da tarifa de ônibus será confirmada nesta sexta-feira (21) e o novo valor entrará em vigor em primeiro de março.

 

Investimento no setor

 

Mesmo com a atual crise econômica no país, a Prefeitura de Cuiabá está investindo no setor de transporte público, acrescentando 53 novos veículos climatizados. A nova frota será entregue à população em abril de 2016, em comemoração ao aniversário de Cuiabá. Além disso, 600 novos pontos de ônibus serão instalados ao longo deste ano, conforme afirmou Mendes.

 
“Estamos trabalhando arduamente para oferecer ao povo cuiabano o transporte público que ele merece. Enfrentamos algumas dificuldades financeiras nesse setor, em decorrência do excesso de isenções inadequadas feitas nas gestões anteriores. Mas, independentemente dos obstáculos apresentados, a população logo sentirá os efeitos de uma melhora em se tratando disso”, concluiu Mauro.​
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

12 − 6 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes