quinta-feira, 16/05/2024
InícioBrasilMercadante vai deixar liderança após PT salvar Sarney no Conselho de Ética...

Mercadante vai deixar liderança após PT salvar Sarney no Conselho de Ética

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) confirmou nesta quinta-feira a parlamentares petistas que vai deixar a liderança do PT no Senado. Mercadante vai fazer discurso no plenário da Casa na tarde de hoje para anunciar a sua decisão de deixar a liderança.

O petista alegou, nas conversas com os senadores do partido, que não concorda com a postura da direção nacional da legenda que orientou o arquivamento dos 11 processos contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

“Ele disse que acha que os rumos não estão certos. Ele pretende tomar essa atitude como militante do PT”, disse o senador Flavio Arns (PT-PR).

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que o senador avaliou que, apesar dos apelos da bancada para permanecer no cargo, não se sente bem em continuar no comando do partido no Senado. “Ontem eu externei a ele junto com outros senadores para que ficasse no cargo, mas ele disse que refletiu bem e tomou a sua decisão”, afirmou Suplicy.

Mercadante saiu desgastado da votação do Conselho de Ética do Senado, que arquivou nesta quarta-feira as 11 denúncias e representações contra Sarney. O líder manteve no conselho os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Ideli Salvatti (PT-SC), que haviam manifestado indisposição de votar em favor de Sarney.

Os petistas chegaram a pedir para o líder substituí-los por outros parlamentares da base aliada, mas Mercadante argumentou que as vagas da legenda pertenciam ao PT.

Os dois senadores, no entanto, seguiram determinação do presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), que orientou o voto pelo arquivamento dos processos contra Sarney.

Delcídio acusou Mercadante de não ter atendido seus apelos para substituir os petistas no conselho. O senador também ficou irritado com o fato de o líder ter deixado para o senador João Pedro (PT-AM) a leitura da nota de Berzoini com a orientação para que os petistas do conselho votassem pró-Sarney.

“Seria uma hipocrisia eu ler uma nota com a qual eu não concordo. Eu disse que não encaminharia essa posição”, afirmou Mercadante.

Delcídio, por sua vez, disse que Mercadante havia se comprometido anteriormente em fazer a leitura da nota –mas evitou o desgaste para não ficar com a imagem arranhada junto à opinião pública.

“Um exército forte é feito de um líder forte. Nós nos sentimos desamparados hoje”, afirmou Delcídio.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes