sábado, 27/04/2024
InícioArtigosNesta Sexta dia 11 de agosto, comemora-se o Dia do Advogado.

Nesta Sexta dia 11 de agosto, comemora-se o Dia do Advogado.

Como dizia o grande Sobral Pinto “a advocacia não é profissão para covardes”. E há poucos dias, nos demonstrou esta coragem, o ilustre colega de Santa Catarina, Drº Felisberto Odilon Córdova, ao denunciar ao vivo, em plena sessão de julgamento, no Tribunal de Justiça de SC, um Desembargador, por atitudes não convencionais.

A advocacia é profissão da maior importância, e tanto é que vem consagrada na Constituição Federal, que considera o advogado indispensável à administração da justiça. É inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei, sobrevindo, no entanto, o peso da imensa responsabilidade.

Só podemos falar em justiça qualificada, justiça mais próxima do cidadão, justiça democrática, quando assegurado o direito do cidadão de ser assistido por um advogado.

A sociedade precisa muito dos advogados. O judiciário, com a estrutura deficiente, faz com que o advogado não seja mais o primeiro juiz da causa, ou o último, mas por vezes, o único.

Nesse dia de comemoração, devemos renovar nosso compromisso com a luta diária pela melhoria da justiça brasileira. É preciso perseguir uma mudança que é difícil, mas, não impossível, e que só se dará com o nosso trabalho conjunto, com nossa união. Parafraseando o Ministério da Justiça: “Advogados unidos podem, fazem, acontecem.”

Temos que continuar enfrentando todo tipo de violação de nossas prerrogativas, em cada canto desse Estado e do país, e a cada autoridade violadora, devemos asseverar, que nossas prerrogativas são inegociáveis.

 

Feliz Dia do Advogado!

 

 

Otacílio Peron

Advogado em Cuiabá/MT

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um − um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes