terça-feira, 14/05/2024
InícioMundoObama critica pastor que deixou sua campanha por comentários sobre raça

Obama critica pastor que deixou sua campanha por comentários sobre raça

“Os sermões dele ofendem tanto negros quanto brancos”, disse. “O ódio racial é real e poderoso. Condenações de ambos os lados sem entender as raízes disto apenas serve para aumentar o desentendimento inter-racial”.

Pastor polêmico

Em sermões muito citados na imprensa, Wright se referiu aos atentados de 11 de setembro de 2001 como atos de vingança contra a política externa norte-americana, acusou o governo dos EUA de ser a fonte do vírus da Aids e fez ataques ao suposto caráter racista do país.

Obama criticou essas declarações, e Wright abandonou a função de conselheiro espiritual da campanha. Wright oficiou o casamento de Obama com sua esposa e batizou as duas filhas do casal. O senador se refere ao pastor como “um velho tio”.

Em entrevista à emissora PBS, Obama disse que a polêmica sobre o pastor ameaça ofuscar sua mensagem de superação das divisões raciais.

“Eu diria que isso tem sido uma distração da mensagem central da nossa campanha. Acho que parte do que tem sido a essência da minha política, não só desta campanha, mas da minha vida, é a idéia de que temos de unir as pessoas”, disse Obama, que costuma destacar o fato de ser filho de uma mulher branca do Kansas com um negro do Quênia.

Troca de acusações

Obama, que tenta se tornar o primeiro presidente negro dos EUA, disputa a indicação democrata para a eleição de novembro contra a ex-primeira-dama Hillary Clinton, que quer ser a primeira mulher presidente do país.

A questão racial vem surgindo várias vezes na campanha nas últimas semanas, e Obama diz que isso afasta a atenção dos temas realmente importantes.

As campanhas de Obama e de Hillary se acusam mutuamente de ter colocado a questão racial na campanha eleitoral.

Na semana passada, a ex-candidata a vice-presidente Geraldine Ferraro, que apóia Hillary, disse que Obama só conseguiu a liderança na disputa democrata porque é um homem negro.

Houve também quem se ofendesse por uma declaração do ex-presidente Bill Clinton, marido de Hillary, que em janeiro comparou a vitória de Obama na eleição primária da Carolina do Sul ao triunfo obtido em 1984 e 1988 por outro pré-candidato negro, Jesse Jackson. Críticos viram nesses comentários uma tentativa de marginalizar a candidatura de Obama, identificando-a apenas com o eleitorado negro.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quatro × 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes