quinta-feira, 16/05/2024
InícioSaúdeOficina capacita profissionais da Atenção Básica em DST/Aids

Oficina capacita profissionais da Atenção Básica em DST/Aids

Profissionais da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá serão capacitados nesta quinta-feira (29-10) na Oficina sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST /Aids, no Auditório da Todimo Lar Center, Avenida Miguel Sutil. Na oportunidade, médicos, enfermeiros, técnicos e psicólogos receberão instruções sobre como proceder no aconselhamento aos pacientes quanto à prevenção e tratamento das DST(s).

A iniciativa da Coordenação de Educação em Saúde objetiva preparar as equipes que atuam nas 85 unidades básicas de saúde (sendo 22 centros de saúde e 63 PSF) para que possam realizar um trabalho preventivo junto às famílias e comunidade como um todo, encaminhando o paciente, de acordo com a necessidade, para o SAE-Serviço Ambulatorial Especializado, cuja equipe multiprofissional prestará o suporte clinico e psicológico antes e depois dos exames laboratoriais para diagnóstico de doenças relacionadas ao sexo.

Soraia Maciel, responsável pelo núcleo e DST/Aids no município, explica que a primeira abordagem aos pacientes nos postos de saúde ou em suas residências, no caso específico das equipes do PSF, é importante, porque muita gente tem DST mal curada e não procura o médico por desinformação ou medo. As pessoas devem, segundo Soraia, ser orientadas no sentido de fazerem exame de sangue ao primeiro sinal de DST para o quanto antes começar o tratamento para que a doença, seja ela qual for, não atinja sua forma mais grave.

“O grande problema das pessoas nos bairros, nas comunidades é abrir o problema para os profissionais. Muitas pessoas têm DST e têm vergonha de falar, de dividir o seu problema com enfermeiros, médicos, com isso vão agravando a DST. A equipe multiprofissional que atende a população tem a missão de conversar e tirar do paciente, fazer com que ele se sinta à vontade para relatar seu problema que, se descoberto na sua fase inicial, pode ter cura, ou no caso do portador de HIV, oferecer ao paciente uma melhor qualidade de vida”, acrescenta Soraia Maciel.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um + 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes