segunda-feira, 29/04/2024
InícioEconomiaPedidos de falência atingem menor nível para meses de abril desde 2006

Pedidos de falência atingem menor nível para meses de abril desde 2006

Os pedidos de falência por parte das empresas brasileiras recuaram para o menor número registrado no mês desde a entrada em vigor da Nova Lei de Falências (julho de 2005). Segundo pesquisa divulgada pela empresa de consultoria Serasa Experian, as solicitações somaram 133, número que é 29,32% inferior ao de março (172) e 8,9% menor do que o de abril do ano passado (146).

Dos 133 pedidos, 94 referem-se às micro e pequenas empresas; 24 às médias e 15 às grandes empresas. As falências decretadas também foram as menores para o mês na série histórica, e somaram 50 casos, ante 53, em março e 68, em abril do ano passado. Dos decretos relativos a abril de 2011, 46 são de micro e pequenas empresas; três de médias e uma de grande porte. Veja os dados completos no site da Serasa Experian.

A Serasa atribuiu a redução do número de pedidos de falência à “atividade econômica aquecida e ao bom desempenho do comércio e da indústria de alimentos em abril, em razão da Páscoa, [que] proporcionaram a geração de receitas acima do estimado, dando liquidez às empresas num ambiente de capital de giro caro”. O fato de abril ter tido um menor número de dias úteis também colaborou, diz a nota técnica da empresa.

De acordo com a análise dos economistas responsáveis pela pesquisa, a atividade econômica aquecida e o bom desempenho do comércio e da indústria de alimentos em abril, em razão da Páscoa, proporcionaram a geração de receitas acima do estimado, dando liquidez às empresas num ambiente de capital de giro caro. Deve-se considerar também o efeito-calendário, dado que abril teve o menor número de dias úteis do quadrimestre, o que colaborou para indicadores menores.

Para os economistas, o futuro dos indicadores de insolvência das empresas vai depender dos desdobramentos da política monetária, como as medidas para elevar as taxas de juros e outras restrições ao crédito, adotadas para controlar a inflação via desaquecimento da economia. Para este mês de maio, eles acreditam que, se as vendas para o Dia das Mães forem boas, elas deverão compensar o custo mais elevado para se obter crédito.

Fonte:
Agência Brasil
Serasa Experian

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

19 − 14 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes