domingo, 12/05/2024
InícioPolíticaPerda do Senai para Lucas do Rio Verde foi incompetência da atual...

Perda do Senai para Lucas do Rio Verde foi incompetência da atual gestão de Sorriso, denuncia Rossato

A perda do campus do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Mato Grosso para Lucas do Rio Verde, inicialmente previsto para se instalar em Sorriso, foi resultado da falta de compromisso do atual administração com o ensino profissionalizante e com a educação em geral. A reação partiu do candidato a prefeito Dilceu Rossato (PR), da coligação Sorriso de Verdade, após o anúncio do prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, de que o Senai irá implantar uma escola profissionalizante naquele município.

Rossato acredita que faltou competência da atual gestão para as ‘amarrações’ políticas e técnicas. Ele lembra que havia o compromisso do Senai se instalar em Sorisso, inclusive, numa área maior que os 15 mil metros quadrados doados pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

O diretor regional do Senai em Mato Grosso, Gilberto Gomes Figueiredo, anuncia que serão investidos pela entidade aproximadamente R$ 15 milhões na construção de uma unidade de 2.379 m² e capacidade para atender até dois mil alunos. A contrapartida do município foi doar a área de 15 mil metros quadrados.

Dilceu Rossato lembra que Sorriso irá passar por um novo ‘boom’ de desenvolvimento, com o novo formato do modal de transporte e o desenvolvimento da economia de Mato Grosso, necessitando da instalação do centro profissionalizante do Senai. Ele anunciou que irá pedir a interferência direta do deputado estadual Mauro Savi (PR), primeiro secretário da Assembléia, junto ao Senai, para tentar reverter a situação.

Durante evento em Sorriso, Mauro Savi disse que irá dialogar com a direção do Senai sobre a possibilidade da instituição se instalar em Sorriso. Porém, destacou que Lucas do Rio Verde também merece um centro profissionalizante idêntico.

Rossato insistiu em pedir para Mauro Savi que utilize como defesa do município o próprio Mapa do Trabalho, estudo realizado pelo Senai que avalia a necessidade de capacitação de mão-de-obra industrial, onde Sorriso aparece em condições de capacitar até 4,2 mil trabalhadores por ano, contra 3,9 mil trabalhadores em Lucas do Rio Verde.

A expectativa é de o Senai oferecer todos os níveis de qualificação, segundo Rossato, incluindo os cursos de graduação da Faculdade Tecnológica (Fatec). O candidato republicano ainda não ainda não deu a luta por perdida.

O Senai visto por Rossato como uma grande oportunidade, tanto para os jovens que terão a possibilidade de se capacitar, quanto para os empresários que terão a disposição mão-de-obra qualificada.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 × três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes