quinta-feira, 16/05/2024
InícioPolíticaPresidenciáveis abrem horário eleitoral hoje; veja divisão por partido

Presidenciáveis abrem horário eleitoral hoje; veja divisão por partido

O horário eleitoral gratuito começa nesta terça-feira (19) com a propaganda dos candidatos à Presidência no rádio e na televisão. Ele será exibido até 2 de outubro, três dias antes do primeiro turno das eleições. São 25 minutos dedicados aos presidenciáveis, seguidos por outros 25 minutos dos candidatos a deputado federal apresentando suas propostas.

As inserções são feitas às 7h e às 12h, no rádio; e às 13h e às 20h30, na televisão, durando 50 minutos cada uma. Os concorrentes aos cargos de governador, senador e deputado estadual terão as segundas, quartas e sextas-feiras para detalhar seus projetos.

 

Horário eleitoral no rádio e na TV, primeiro turno
  •  

    Rádio

    Terças, quintas e sábados: 7h-7h25 e 12h-12h25 (presidente); 7h25-7h50 e 12h25-12h50 (dep. federal). Segundas, quartas e sextas: 7h-7h20 e 12h-12h20 (governador); 7h20-7h30 e 12h20-12h30 (senador); 7h30-7h50 e 12h30-12h50 (deputado estadual)

  •  

    TV

    Terças, quintas e sábados: 13h-13h25 e 20h30-20h55 (presidente); 13h25-13h50 e 20h55-21h20 (deputado federal). Segundas, quartas e sextas: 13h-13h20 e 20h30-20h50 (governador); 13h20-13h30 e 20h50-21h (senador); 13h30-13h50 e 21h-21h20 (deputado estadual)

 

Ordem e duração por coligação

A candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), da coligação Com a Força do Povo, terá o maior tempo para se apresentar: 11 minutos e 24 segundos por vez.

Seus dois principais adversários contarão com menos da metade do tempo. Aécio Neves (PSDB, coligação Muda Brasil) possuirá quatro minutos e 35 segundos. Já Marina Silva (PSB) – ou algum outro candidato que a coligação Unidos pelo Brasil apresente como substituto de Eduardo Campos – terá dois minutos e três segundos.

Os outros oito candidatos possuirão um minuto ou menos para detalhar suas propostas. A duração é estabelecida da seguinte forma: um terço do tempo total é repartido igualitariamente entre os concorrentes e os outros dois terços são divididos de acordo com a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados.

 

Os tempos de cada candidato à Presidência
  • Divulgação

    Dilma Rousseff (PT/ PMDB/ PSD/ PP/ PR/ PROS/ PDT/ PC do B/ PRB)

    11min24s

  •  

  • Divulgação

    Aécio Neves (PSDB/ PMN/ SD/ DEM/ PEN/ PTN/ PTB/ PTC/ PT do B)

    4min35s

  •  

  • Divulgação

    Candidato da coligação PHS/ PRP/ PPS/ PPL/ PSB/ PSL

    2min03s

  •  

  • Divulgação

    Pastor Everaldo (PSC)

    1min10s

  •  

  • Divulgação

    Eduardo Jorge (PV)

    1min04s

  •  

  • Divulgação

    Luciana Genro (PSOL)

    51s

  •  

  • divulgação

    Levy Fidelix (PRTB)

    47s

  •  

  • Divulgação

    José Maria Eymael (PSDC)

    45s

  •  

  • Divulgação

    Zé Maria (PSTU)

    45s

  •  

  • Divulgação

    Mauro Iasi (PCB)

    45s

  •  

  • Divulgação

    Rui Costa Pimenta (PCO)

    45s

 

Com ordem definida por sorteio, o programa eleitoral desta terça será aberto pela coligação capitaneada pelo PSB. Depois, se apresentarão os candidatos Mauro Iasi, Zé Maria, Aécio Neves, Dilma Rousseff, Levy Fidelix, Eymael, Rui Costa Pimenta, Pastor Everaldo, Eduardo Jorge e Luciana Genro.

Os programas terão sistema de rodízio: o partido ou coligação que teve sua propaganda exibida por último será deslocado para o primeiro lugar na transmissão seguinte, com a ordem dos demais candidatos mantida, e assim sucessivamente.

Para as disputas de governador, senador e deputado federal e estadual, a divisão foi fixada pelos TREs de cada Estado.

Ampliar

Campanha presidencial 2014 109 fotos

108 / 109

18.ago.2014 – Renata Campos, viúva de Eduardo Campos (então candidato à Presidência da República pelo PSB) participa juntamente com os filhos de encontro com lideranças e militância de todos os partidos da Frente Popular de Pernambuco, no Recife. "Dudu, nós nunca vamos desistir do Brasil. Vamos manter seus ideais vivos", disse, sendo bastante aplaudida pelo público que a acompanhava Leia mais Beto Macário/UOL

Segundo turno e direito de resposta

Na hipótese de segundo turno, o horário eleitoral será retomado em 11 de outubro e finalizado no dia 24, dois dias antes da eleição. Os dois candidatos à Presidência terão 10 minutos no rádio e na TV, cada um, para exibir suas propagandas. Os horários serão os mesmos previstos para o primeiro turno.

Quem recebeu a maior votação no primeiro turno iniciará o horário eleitoral do dia 11 e a ordem será alternada a cada programa a partir do segundo dia.

As regras também valem para os candidatos aos governos dos Estados. No caso de a eleição presidenciável seguir para o segundo turno, a propaganda estadual será exibida logo depois dos concorrentes ao pleito federal.

Candidatos que se sentirem vítimas de calúnia e difamação, ofensa à honra ou injúria, ou que considerarem que fatos não verdadeiros foram divulgados por outro concorrente, podem solicitar direito de resposta à Justiça Eleitoral. Ele será julgado em até 72 horas.

Se a infração for confirmada, o candidato ofendido se defenderá durante o horário destinado ao partido ou coligação que cometeu a violação. O tempo de resposta será exatamente o mesmo da ofensa, mas nunca inferior a um minuto, e será restrito ao tema apresentado na acusação.

 

 

 

 

 

UOL-SP

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

treze + 6 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes