segunda-feira, 29/04/2024
InícioPolíticaPrograma Creches da Terceira Idade deverá ser implantado em MT

Programa Creches da Terceira Idade deverá ser implantado em MT

 

Dez por cento da população brasileira possuem 60 anos ou mais, totalizando assim, uma média de dezoito milhões de idosos. É o que aponta a pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas (ONU). O levantamento estima ainda que até 2025 o Brasil seja o sexto país mais envelhecido do mundo. Ocorre que, uma fatia considerável desse grupo vive em condições limitadas, precárias e ainda terminam sozinhas.

 

Preocupado com esse grupo de pessoas mais fragilizadas, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), apresentou o Projeto de Lei Nº 569/2012 que institui no estado de Mato Grosso o “Programa Social Creches da Terceira Idade”, com intuito de garantir o atendimento das necessidades de idosos. O parlamentar alega que, a mudança no perfil populacional do país exige a atenção urgente do poder público. Savi também alega que, em razão disso, é necessário oferecer uma rede de serviços sócio-assistenciais especializados de média complexidade em todo território brasileiro.

 

“As pessoas idosas requerem cuidados cujas famílias, muitas vezes, não lhes podem oferecer. É cada vez mais comum a situação de idosos semidependentes que permanecem sozinhos, enquanto filhos, netos e parentes tem que deixar suas casas para trabalharem ou estudarem”, defendeu o deputado ao informar que nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, essa iniciativa já não é novidade. Segundo o parlamentar, essas localidades são pioneiras quando o assunto é creche para a terceira idade. E a experiência tem sido positiva para aqueles que necessitam e utilizam dos serviços.

 

Pela proposta, além de oferecer assistência básica, o programa visa detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida. O programa também inclui uma equipe médica composta por nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, enfermeiros e outros que se fizerem necessários. Além disso, o programa em questão oferece atividades como leitura, canto e dança, culinária, trabalhos manuais, jardinagem e horta, caminhadas e alongamentos, jogos individuais ou coletivos, filme e acesso a informática.

 

Na opinião do parlamentar, é possível oferecer um atendimento humanitário que valorize a pessoa idosa, desde que se estabeleça a devida proteção social desse grupo. “O que pretendemos é tão somente garantir ao idoso, um local onde possam passar o tempo com atendimento especial na companhia de outras pessoas para conversar durante o dia e, ao mesmo tempo, serem assistidos em suas necessidades físicas, psíquicas e sociais”, explica Savi.

 

O projeto do parlamentar é fundamentado nos artigos 6º e 230º da Constituição Federal de 1988 que frisa que “o idoso é a pessoa merecedora de atenções a quem o ordenamento jurídico determina que seja dada proteção especial”.  Savi ainda reforça o direito dos mesmos ao destacar um trecho do Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/03), que diz que “o idoso tem direito a moradia digna, seja no seio da sua família ou desacompanhado de seus familiares”. 

 
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezoito − 12 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes