segunda-feira, 29/04/2024
InícioBrasilProjeto de anel continental de fibra óptica será apresentado aos presidentes da...

Projeto de anel continental de fibra óptica será apresentado aos presidentes da Unasul

O projeto de construção de um anel de fibra óptica para conectar os países da América do Sul será apresentado na próxima sexta-feira (2), durante a reunião dos presidentes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em Caracas, na Venezuela. O assunto também será debatido nesta quarta-feira (30), na reunião do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan), baseada na proposta de formação de um grupo de trabalho para definir as ações necessárias e as fontes de financiamento para implantação da rede.

A proposta foi apresentada nesta terça-feira (29) pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na reunião de ministros de Comunicação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em Brasília. O ministro defendeu que o projeto de anel óptico que vai interligar a América do Sul seja estabelecido como uma prioridade entre os países do continente.

Segundo o ministro das Comunicações, a estimativa de custo para as primeiras conexões entre os países atinge US$ 100 milhões, considerando a infraestrutura que já existe na região. Serão necessários inicialmente 2 mil quilômetros (km) de redes de fibras óticas para fazer as conexões em diversos países. Os projetos poderão ser financiados por bancos de fomento como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação Andina de Fomento (CAF).

Para Paulo Bernardo, a expectativa é que o anel de fibra óptica diminua o tempo e os custos das conexões. “Isso vai significar uma facilidade para integrar o comércio, o sistema financeiro, a área cultural”. Atualmente, a comunicação entre os países da América do Sul é feita, entre outros meios, por cabos submarinos ligados a outros continentes e, principalmente, aos Estados Unidos. O anel óptico poderá promover a integração do setor de telecomunicações na região, além de torná-lo menos dependente do tráfego transcontinental.

De acordo com o ministro, os países deverão utilizar as infraestruturas já existentes, como as da Telebras, no Brasil e da empresa Internexa, na Colômbia. “Tem muita coisa que já existe e nós estamos mapeando tudo isso. Na nossa avaliação, podemos trabalhar com rapidez e o custo não será tão grande, porque os países têm infraestrutura internamente”, avaliou o ministro, após a reunião.

Paulo Bernardo pediu que o projeto seja incluído no Plano de Ação Estratégico 2012-2022 do Cosiplan. “Este é um projeto que apenas ganha sentido se cada um de nós compreender seu valor. Seu sucesso será maior quanto mais sólida for a adesão de todos”, reforçou.

A abertura da reunião de ministros de Comunicação da Unasul também contou apresentações do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, e da secretária-geral da Unasul, embaixadora María Emma Mejía.

Fonte:
Agência Brasil
Ministério das Comunicações

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

7 + três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes