quarta-feira, 15/05/2024
InícioPolíticaProjeto de Riva visa prevenir acidentes nas escolas

Projeto de Riva visa prevenir acidentes nas escolas

Projeto de lei apresentado na Assembléia Legislativa de Mato Grosso pelo deputado José Riva (PP) autoriza o governo do Estado a criar, no âmbito das escolas públicas estaduais, o Programa Permanente de Prevenção de Acidentes Escolares, com a instalação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar – CIPAVE e uma data específica para a difusão e conscientização da violência escolar.

As Comissões Internas tem o objetivo de observar as condições e situações de risco de acidentes e violência próximos a escola, solicitar medidas para reduzir e eliminar os riscos existentes, discutir os acidentes e a violência ocorrida e solicitar medidas que previnam a repetição de eventos semelhantes. Esta equipe terá, ainda, competência para desenvolver trabalho de prevenção de acidentes e violência, não só na escola, mas, também, no lar, no trânsito e na comunidade objetivando estimular a mentalidade prevencionista.

A CIPAVE será composta por representantes dos alunos, dos pais, dos professores, da direção da escola e dos funcionários, respeitada a paridade, estando previsto um suplente para cada um dos titulares, sendo o número de representantes e suas atribuições, bem como o seu funcionamento, regulamentadas pelo Poder Executivo.

O projeto do deputado Riva institui também o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, a ser comemorado anualmente, na data equivalente à data de sanção da proposta, sendo precedida de uma semana de discussões, nas escolas públicas e privada.

Assustadoras estatísticas provam o grave e problemático crescimento da onda de violência nas redes de ensino do Estado, como se estivesse seguindo uma tendência Nacional. Em todas as classes sociais e nas mais distintas regiões a situação não é diferente.

“O programa, que será operacionalizado pelas comissões internas de combate à violência e acidentes escolares, propiciará um canal direto de comunicação entre os alunos, a direção, professores e pais, para que todos, juntos, somem esforços no sentido de transformar esta triste realidade, que se reflete em elevados índices de evasão e repetência escolares, além de sérios danos psíquicos causados aos alunos”, observa Riva, convicto de sua sanção governamental.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

oito + 17 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes