segunda-feira, 13/05/2024
InícioCidadeSema e Prefeitura unem forças para combater as queimadas urbanas em Cuiabá...

Sema e Prefeitura unem forças para combater as queimadas urbanas em Cuiabá

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente/Defesa Civil/ Coordenadoria de Gestão do Fogo, Corpo de Bombeiros Militar, e a Prefeitura de Cuiabá, assinam nesta segunda-feira (06.07), às 8h, no Auditório do Parque Massairo Okamura, um protocolo de intenções visando o Projeto Quadrante de Combate as Queimadas 2009.

O Projeto Quadrante será levado para as quatro regiões administrativas de Cuiabá – Norte, Sul, Leste e Oeste -, onde serão implantadas quatro equipes de combate às queimadas na área urbana da capital. As brigadas de combate às queimadas, juntamente com o Corpo de Bombeiros, irão trabalhar no combate e prevenção, para isso 38 pessoas participarão, a partir desta segunda-feira até a próxima sexta-feira (10.07), de um curso de reciclagem, com aulas teóricas e práticas.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima Neto, a meta deste ano é sensibilizar a população por meio da Educação Ambiental em ações realizadas pelo Centro de Educação Ambiental (Ceam) e parceiros, tendo como prioridade o tratamento preventivo adequado e cuidados com queimadas realizadas em terrenos baldios que são os fatores que propiciam a disseminação das queimadas.

O coordenador de Gestão do Fogo, coronel BM Alessandro Borges Ferreira salientou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá nas ações preventivas e de combate às queimadas na capital do Estado.

Participam da assinatura do protocolo de intenções o secretário de Estado do Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Arilton Azevedo Ferreira, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima e autoridades estaduais e municipais.

QUEIMADAS – Neste sábado e domingo (04 e 05.07), o coordenador de Gestão do Fogo, coronel BM Alessandro Borges Ferreira, com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), vinculado a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), monitora as principais regiões do Estado, priorizando as Unidades de Conservação Estaduais, áreas indígenas e florestais.

A aeronave do Ciopaer deixou Cuiabá na manhã de sábado para realizar observações das áreas, com o objetivo de colher informações e visualizar focos de queimadas. Essas informações, explicou o coronel Alessando, serão reunidas e usadas na tomada de decisões nas regiões que necessitarem de uma intervenção imediata do Comitê de Gestão do Fogo, em caso de ocorrência de queimadas ou incêndios florestais.

O voo já percorreu os municípios de Cáceres, Pontes e Lacerda (Parque Ricardo Franco, Serra de Santa Bárbara e Serra de Monte Cristo, ponto mais elevado com 1.118 metros), Brasnorte, na região da aldeia Jalataikwa, do povo indígena Enawene Nawe, onde no ano passado ocorreu um incêndio que destruiu toda a aldeia e que segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar já apresenta focos de incêndios florestais.

Também no sábado, a equipe sobrevoou os municípios de Juína (Estação Ecológica do Iquê), Colniza (Estação Ecológica do Rio Madeirinha, o rio Roosevelt e Tucumã), Aripuanã (Estação Ecológica do Rio Flor do Prado), Cotriguaçu (Parque Igarapés do Juruena), Juara, Alta Floresta (Parque do Cristalino). Neste domingo (05.07) a equipe sobrevoa os municípios da região do Médio-Norte e Vale do Araguaia.

Por telefone o coordenador de Gestão do Fogo, coronel BM Alessandro Borges Ferreira, disse que as áreas sobrevoadas pela equipe estão dentro da normalidade para essa época do ano e a visibilidade (em decorrência da fumaça causada pelos incêndios florestais), é considerada normal.

O monitoramento acontece devido à proximidade do período proibitivo para a realização das queimadas no Estado, que vai de 15 de julho a 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

4 × dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes