segunda-feira, 13/05/2024
InícioCidadeServidores do Detran fazem paralisação nesta QUARTA por descumprimento de acordo ...

Servidores do Detran fazem paralisação nesta QUARTA por descumprimento de acordo na lei que reduz cargos comissionados

Como a lei que propõe a redução de cargos comissionados do Detran-MT foi aprovada em 2 votações na Assembléia Legislativa e até o momento não foi sancionada e nem publicada, os servidores do Detran decidiram em assembléia geral realizada na última sexta-feira (11) que vão paralisar as atividades nessa quarta-feira(16) em protesto a obstrução da sanção promovida pelos deputados Mauro Savi(PR), Emanuel Pinheiro(PR) e Dilmar Dal’Bosco (DEM).

O Sindicato dos Servidores do Detran(Sinetran) apurou, o projeto foi aprovado no dia 12 de março em segunda votação e depois de ser aprovada, os deputados citados encabeçaram um pedido de emenda no dia 18 de março alterando o teor do projeto de lei conforme interesse alheio ao da população. “O presidente da Assembléia Legislativa, o Romoaldo Jr. chegou a responder questionamento do deputado Dilmar Dal Bosco, solicitando que a assessoria respondesse formalmente ao porque da emenda não ter sido acatada, já que foi intempestiva, mas na verdade percebemos que há indícios de fraude do processo legislativo.”

O Sinetran afirma que a emenda pleiteada fora do tempo, além de manter os cargos que o Detran tem atualmente, também impede a criação da Escola Pública de Trânsito que é exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro desde 1997, porém, contraria o interesse do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores(SindCFC ) que hoje detém alguns serviços de formação por meio das auto-escolas. Outro aspecto da emenda é fazer permanecer em cargos estritamente técnicos, servidores exclusivamente comissionados e não por efetivos como luta o Sindicato. “Essa emenda que querem propor de forma irregular, também dificulta a publicação do Regimento Interno e do Manual de Procedimentos que esperamos no Detran há 20 anos. Hoje as rotinas de trabalho não são padronizadas no Estado, causando transtornos à sociedade e insegurança jurídica para os servidores da autarquia”, explica Veneranda.

Para ela, o entrave para a publicação da lei tal como foi aprovada em plenário é extremamente grave e compromete o regime democrático no estado de Mato Grosso. “Não vamos aceitar que uma conquista de mobilização da categoria, e que ainda ajuda o Detran a economizar recursos, possa ser alterado em prol de interesses particulares ou de sindicatos de outras categorias que sobrevivem as custas de ilegalidades e de dinheiro público”, afirmou Veneranda Acosta, presidente do Sinetran-MT.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

12 − seis =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes