domingo, 28/04/2024
InícioSaúdeTinha medo de encontrá-la enforcada: Como é viver com alguém com depressão

Tinha medo de encontrá-la enforcada: Como é viver com alguém com depressão

&quotA alegria acaba, o sorriso vai embora. Tudo se torna uma desgra&ccedila. &Eacute um tormento sem fim. Como se tivesse uma nuvem escura em cima de voc&ecirc e voc&ecirc n&atildeo conseguisse escapar&quot, relata Samuel, ao recordar o per&iacuteodo de depress&atildeo pelo qual sua esposa passou.

O transtorno veio ap&oacutes um grave acidente de carro. Ela ficou hospitalizada e, ap&oacutes um longo per&iacuteodo de convalesc&ecircncia, n&atildeo p&ocircde mais retornar ao trabalho devido aos ferimentos sofridos. &quotVoc&ecirc acha que a pessoa est&aacute ficando louca. &Eacute muito dif&iacutecil, especialmente no come&ccedilo, quando voc&ecirc n&atildeo sabe o que est&aacute acontecendo&quot, afirma Samuel &agrave BBC Mundo, o servi&ccedilo em espanhol da BBC.

Quando algu&eacutem recebe um diagn&oacutestico de depress&atildeo, compreensivelmente todas as aten&ccedil&otildees se voltam para essa pessoa. No entanto, os familiares e amigos que convivem e tomam conta dela tamb&eacutem passam por momentos muito dif&iacuteceis. Segundo psic&oacutelogos, tamb&eacutem correm risco de desenvolver um quadro depressivo e precisam se cuidar.

Em meio a todos os problemas causados pela depress&atildeo, a vida continua. As contas de casa continuam chegando, &eacute preciso cozinhar, trabalhar e tomar conta dos outros membros da fam&iacutelia, especialmente quando h&aacute crian&ccedilas. Samuel conta que todas as manh&atildes precisava levar seus filhos, de 4 e 5 anos de idade, &agrave escola antes de ir ao trabalho.

&nbsp

&quotN&atildeo havia op&ccedil&atildeo, tinha que continuar trabalhando e tentando proporcionar aos nossos filhos um pouco de rotina e normalidade. Quando a gente voltava, ao final da tarde, eu descia do carro antes e dizia &agraves crian&ccedilas para esperarem at&eacute eu voltar para busc&aacute-los&quot, relata.

&quotEu abria a porta de casa e dava uma olhada para ver como estavam as coisas. Tinha medo de encontrar minha esposa enforcada. Ent&atildeo tinha que me assegurar de que meus filhos n&atildeo iriam presenciar algo t&atildeo traum&aacutetico.&quot

Sentimentos intensos

Aqueles que passam por situa&ccedil&atildeo semelhante contam que &eacute muito dif&iacutecil administrar a intensidade dos sentimentos. &quotTodos os dias a minha esposa dizia que queria morrer. Eu ficava aterrorizado. Voc&ecirc se sente cansado, frustrado, angustiado, triste. N&atildeo tem for&ccedila, n&atildeo v&ecirc como vai sair do buraco&quot, diz ele.

Rebeca, m&atildee de um adolescente de 14 anos de idade, tamb&eacutem passou por situa&ccedil&atildeo semelhante. Sua voz fica embargada ao descrever um dos piores momentos da crise que enfrentou. &quotMam&atildee, me deixe morrer, me deixe morrer&quot, dizia o menino em uma das tr&ecircs ocasi&otildees em que tentou tirar sua pr&oacutepria vida.

&quotVoc&ecirc sente pavor, dor, medo. &Eacute uma situa&ccedil&atildeo extremamente estressante. Voc&ecirc v&ecirc o seu filho sofrendo e n&atildeo sabe como agir, o que fazer. Sentia que o meu cora&ccedil&atildeo e a minha vida estavam sem um peda&ccedilo&quot, conta Rebeca.

Saiba como lidar com a depress&atildeo de uma pessoa querida

TIPOS DE DEPRESS&AtildeO

Moderadamente severa: O efeito no dia a dia n&atildeo &eacute t&atildeo agudo. A depress&atildeo desse tipo pode causar dificuldades de concentra&ccedil&atildeo no trabalho e afetar a motiva&ccedil&atildeo em fazer atividades que normalmente seriam prazerosas.

Grave: Afeta o dia a dia do indiv&iacuteduo. Coisas b&aacutesicas como comer, tomar banho e dormir se tornam dif&iacuteceis. A interna&ccedil&atildeo em um hospital pode ser necess&aacuteria.

Desordem bipolar: As pessoas que sofrem dessa condi&ccedil&atildeo apresentam varia&ccedil&otildees extremas de humor. Elas podem se sentir euf&oacutericas e indestrut&iacuteveis e, em seguida, serem acometidas por desespero, letargia e pensamentos suicidas.

Depress&atildeo p&oacutes-natal: Afeta algumas m&atildees ap&oacutes o parto. Ansiedade, fadiga, falta de confian&ccedila e sentimento de incapacidade de cuidar do beb&ecirc s&atildeo alguns dos sintomas apresentados por quem sofre desse tipo de depress&atildeo.

Fonte: Mental Health Foundation

Pexels

Quem cuida de um indiv&iacuteduo com depress&atildeo deve encontrar tempo para cuidar de si mesmo

&nbsp

&nbsp

DICAS PARA LIDAR COM A DEPRESS&AtildeO

1. Mantenha-se saud&aacutevel: A alimenta&ccedil&atildeo deve ser adequada e as refei&ccedil&otildees devem ocorrer em hor&aacuterios regulares. Tamb&eacutem &eacute importante descansar o suficiente e fazer algum tipo de atividade f&iacutesica.

2. Compartilhe os seus sentimentos com algu&eacutem de confian&ccedila: &Eacute fundamental receber o apoio de algum amigo ou parente, especialmente se est&aacute atravessando um momento dif&iacutecil. Se n&atildeo for poss&iacutevel um encontro em pessoa, um email, uma mensagem de texto, uma videoconfer&ecircncia ou uma liga&ccedil&atildeo telef&ocircnica podem ser igualmente &uacuteteis.

3. Praticar alguma t&eacutecnica de relaxamento: Al&eacutem de relaxar, esse exerc&iacutecio faz com que a pessoa passe algum tempo dedicada a si mesma. Entre as alternativas est&atildeo yoga, medita&ccedil&atildeo ou MBSR (t&eacutecnicas de mindfulness para reduzir o estresse). Apenas alguns poucos minutos j&aacute ser&atildeo de grande ajuda.

4. Organize-se: &Eacute &uacutetil manter um cronograma com as atividades a serem executadas, com doses e hor&aacuterios de medicamentos a serem ministrados &agrave pessoa com depress&atildeo. &Eacute preciso tamb&eacutem manter dispon&iacuteveis os contatos para emerg&ecircncias e um plano para a ocorr&ecircncia de algum imprevisto.

Fonte: Mind, ONG brit&acircnica dedicada &agrave sa&uacutede mental.

Os nomes nesta reportagem foram modificados para preservar a identidade dos entrevistados.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

15 − 12 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes