segunda-feira, 29/04/2024
InícioCidadeVárzea Grande cria grupo de trabalho ao combate às queimadas

Várzea Grande cria grupo de trabalho ao combate às queimadas

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande criou equipe preventiva ao combate as queimadas nesse período de estiagem no município. O grupo de trabalho é formado pelas Secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

O objetivo da equipe preventiva é combater as eventuais queimadas no perímetro urbano do município. O prefeito Murilo Domingos preocupado com o período em que cresce o número de pessoas com doenças respiratórias que lotam ao Pronto Socorro Municipal (PSM), por causa da poeira e fumaça, liberou dois caminhões tanques para ajudar no trabalho ao combate os possíveis incêndios.

O Corpo de Bombeiros entrará com mais dois caminhões que vão ficar disponíveis para atendimento. Segundo dados do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, localizado em Várzea Grande, é a partir de julho até o mês de agosto o período de maior incidência de focos de queimadas. Ano passado, nesse mesmo período, a média foi de 200 focos. Neste ano, a média está sendo de quatro chamadas diárias para apagar algum foco de incêndio na cidade.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Dito Pinto, ressalta que é de suma importância a participação da população várzea-grandense no combate às queimadas no município. De acordo com ele, a ajuda virá a partir da conscientização de que é um risco fazer qualquer tipo de queimada tanto em lotes vazios como nos quintais de casa. “Cada um fazendo sua parte, creio que iremos obter sucesso em nosso trabalho preventivo contra a queimada. É só o cidadão tomar cuidado com as pontas de cigarros acessos, evitando jogar próximo a mato, não queimar nada nesse período e limpar os terrenos, no entanto, sem colocar fogo”, disse.

O secretário do Meio Ambiente, Zito Portela, afirmou que há possibilidade de aplicar algum tipo de sanção – multa -, caso seja identificado dono de algum lote baldio que esteja com queimada. “Nós não queremos aplicar nenhuma multa, já que estamos apostando na conscientização da população várzea-grandense nesse período crítico”, disse.

No setor rural, o secretário de Meio Ambiente revelou que foram criados comitês nos assentamentos rurais, Sadias I, III, Capão das Antas, Dorcelina Fulador e Banco da Terra que vão conscientizar os agricultores a evitarem ao máximo fazer qualquer tido de queimada. Uma das alternativas e muito eficaz, revela Zito Portela, é o tradicional acero, isto é, limpeza próxima as cercas para evitar a passagem de fogo de um local para o outro, evitando desta forma a expansão do fogo.

A equipe preventiva, que terá em torno de 20 pessoas dos órgãos envolvidos, está disponibilizando telefones para que a população acione o Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, em caso de incêndio. Nos Bombeiros, o número disponível é 193. Já para acionar o Meio Ambiente é o 3688-3158 ou 3688-8012. Os Serviços Públicos é o 3688-3158. A Defesa Civil é 0800-647-8070.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

treze − 8 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes