terça-feira, 14/05/2024
InícioCidadePombos podem trazer varias doenças

Pombos podem trazer varias doenças

Uma equipe formada por agentes de saúde e um biólogo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deu início hoje às visitas nas residências e condomínios do bairro Coophamil. A ação preventiva tem como objetivo orientar os moradores da região sobre os cuidados com pombos.

Como forma de prevenção a equipe dos agentes vai permanecer durante todo o dia na praça central do bairro, orientando a todos sobre os cuidados com o animal.

“São visitas que incluem distribuição de informativo contendo os principais cuidados com os pombos como alimentação, moradia e doenças e junto a isso orientamos os moradores sobre como agir para evitar a procriação desses animais”, informa o biólogo Vagner César Souza Barros.

Para a comerciária Lídia Einlaft, o trabalho preventivo é de extrema importância. “Não é a primeira vez que a equipe do Centro de Controle passa por aqui e mesmo assim ainda existem esses animais por que muitos moradores não colaboram”, reclama Lídia.

Sobre a colaboração dos moradores o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Thacyo Roberto Figueiredo Nunes, salienta: “Passamos por algumas dificuldades mesmo com os moradores mesmo. Muitos não abrem suas portas, outros fingem não ouvir, mas temos que continuar as ações e orientar a população sobre as possíveis doenças que os pombos podem transmitir”, completa ele.

Mesmo considerados como símbolos da paz, essas aves podem trazer uma série de problemas para as áreas urbanas. Eles são responsáveis pela transmissão de cerca de 60 tipos de zoonoses ao homem, como toxoplasmose, criptococose, salmonelose, dermatite, histoplasmose, psitacose, gripes e alguns tipos de conjuntivites.

ORIENTAÇÕES SOBRE POMBOS

– Não se deve alimentá-los;

– Abertura em forros e sótãos devem ser vedadas com telas de arame ou alvenaria;

– Nos beirais das janelas, em que as aves costumam pousar, devem-se colocar fios de náilon sustentados por pregos dez centímetros acima da superfície. Se os beirais forem largo, são necessários dois, três ou quatro fios;

– Pendurar objetos brilhantes ou coloridos, como mensageiros do vento, em pontos em que haja corredor de ar;

– Molhar as fezes secas com água sanitária 10% (para 1 copo de água sanitária adiciona-se 9 copos de água comum) antes de realizar a limpeza do local em que eles pousaram, essa medida é para evitar contaminação pelos fungos e outros micróbios que pode estar armazenado nas fezes e ser liberado pelo ar no momento da limpeza;

– Tampar o nariz e a boca com lenços úmidos ou usar mascar no momento da limpeza, para não aspirar a poeira do lugar;

– Os alimentos devem estar sempre bem tampados.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

cinco × 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes