segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoVelório de Bento XVI supera expectativas ao receber 65 mil fiéis no...

Velório de Bento XVI supera expectativas ao receber 65 mil fiéis no 1º dia

Estimativa do governo de Roma era de 35 mil visitantes diariamente; velório vai até quarta-feira

A Basílica de São Pedro, onde repousam os restos mortais do papa Bento XVI, recebeu cerca de 65.000 fiéis nesta segunda-feira, 2, o primeiro dos três dias de seu velório, informou o Vaticano. O número supera em muito as expectativas, uma vez que a delegação governamental em Roma estimava 35.000 visitantes por dia até o funeral, que será realizado em 5 de janeiro. Apenas cinco horas após a abertura, mais de 40.000 pessoas já tinham visitado Bento XVI. Para o funeral, presidido pelo papa Francisco na próxima quinta-feira, também na Praça de São Pedro, são esperadas até 60.000 pessoas, de acordo com as mesmas fontes, embora estas estimativas possam ser revistas para cima. No momento, o Vaticano confirmou que as únicas delegações oficialmente presentes serão as de Itália e Alemanha, embora o governo espanhol tenha confirmado à Agencia EFE nesta segunda-feira que a rainha emérita, Sofia, e o ministro da Presidência, Felix Bolaños, estarão presentes no funeral. A segurança na capital italiana foi reforçada por ocasião do velório, com a presença de mais de mil agentes e o fechamento do espaço aéreo na Praça de São Pedro.

“O nosso objetivo é garantir a segurança daqueles que desejam prestar a sua homenagem”, disse o prefeito de Roma, Bruno Frattasi, explicando as medidas adotadas na reunião para a ordem e segurança públicas. “Teremos pelo menos mil agentes das forças de segurança para o funeral, não menos do que o número previsto para a véspera de Ano Novo”, disse Frattasi no final da reunião de domingo, 1º, quando confirmou que no dia do funeral “está prevista uma interdição do espaço aéreo sobre a Praça de São Pedro”. Além disso, ao longo dos três dias de velório, haverá um destacamento de várias unidades médicas móveis e ambulâncias, assim como 500 voluntários da Defesa Civil que também terão a tarefa de organizar filas e tempos de espera. O velório do papa emérito, que morreu em 31 de dezembro, aos 95 anos, foi aberto nesta manhã para a última despedida dos fiéis. Centenas de pessoas fizeram filas desde a madrugada para entrar na Basílica de São Pedro.

*Com informações da EFE-JovemPAN

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

treze + 17 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes