segunda-feira, 29/04/2024
InícioPolíticaDeputados analisam mensagem que revoga lei da Sema

Deputados analisam mensagem que revoga lei da Sema

SEMA Os deputados estaduais começam a analisar o projeto de lei revogando parte da Lei que criou a carreira dos profissionais do meio ambiente, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).

A mensagem do executivo já foi lida pelos parlamentares. A matéria aguarda pauta, durante cinco sessões consecutivas, para conhecimento dos deputados e recebimento de emendas.
O projeto revoga o artigo 11, e o parágrafo segundo do artigo 12 – da Lei 8.515, de 30 de junho de 2006. O primeiro fala de cargos em comissão de chefia e direção dos quadros de pessoal, que é definido em pelo menos 50% de profissionais efetivos de carreira.

Já o texto do artigo 12 destaca a cessão dos servidores pertencentes ao quadro de pessoal do órgão para as administrações públicas estadual, federal e municipal e o seu parágrafo segundo trata do ônus que é definido em Ato Governamental. De acordo com a mensagem, o projeto busca corrigir as inconsistências à política estadual de gestão de pessoas, especificamente no que tange à titularização de cargos comissionados por agentes públicos.

“A Constituição Federal diz – artigo 37 e inciso V – que as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargos em efetivos e em comissão a serem preenchidas por servidores de carreira, nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas as atribuições de direção, chefia e assessoramento”, destaca trecho da mensagem.

Para mudar a Lei, o governo alega que o tema não pode ser tratado por meio de normas específicas e individualizadas. “O estabelecimento de percentuais mínimos para ocupação de cargos em comissão, quer sejam eles de chefia, direção e assessoramento, afeta a governabilidade estadual, motivo pelo qual não pode ser fixado sem que antes se proceda à ampla discussão governamental entre os Poderes Executivo e Legislativo”, diz a mensagem.

Já a vigência do parágrafo 2º, do artigo 12, de acordo com a mensagem, contraria a normatização e a disciplina da cessão de servidores adotada pelo Executivo, pois “infere discricionariedade no ônus dos servidores a serem cedidos”. O texto da justificativa destaca ainda o dispositivo contraria a Lei Complementar nº 265, de 29.12.06, – qual veda a cessão de servidor com ônus para o Poder Executivo.

ELZIS CARVALHO/AL

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

treze + nove =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes