segunda-feira, 29/04/2024
InícioBrasilInscrições para o FIES começa hoje Terça Feira

Inscrições para o FIES começa hoje Terça Feira

O processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2017 come&ccedila nesta ter&ccedila-feira e se estende at&eacute 10 de fevereiro, esta sexta. O programa do Minist&eacuterio da Educa&ccedil&atildeo (MEC) financia cursos de gradua&ccedil&atildeo em institui&ccedil&otildees privadas com avalia&ccedil&atildeo positiva no Sistema Nacional de Avalia&ccedil&atildeo da Educa&ccedil&atildeo Superior (Sinaes). Nesta edi&ccedil&atildeo, ser&atildeo ofertadas 150.000 novas vagas.

O ministro da Educa&ccedil&atildeo, Mendon&ccedila Filho, informou em coletiva nesta segunda-feira que, em 2017, o teto pago pelo MEC, passa de 42.000 reais por semestre, para 30.000 reais. Ou seja, o pagamento mensal passa de, no m&aacuteximo, 8.400 para 5.000 reais nos novos contratos. Maiores mudan&ccedilas na estrutura do programa ser&atildeo anunciadas em mar&ccedilo.

Para se candidatar, o estudante deve comprovar renda bruta mensal de at&eacute tr&ecircs sal&aacuterios m&iacutenimos por pessoa da fam&iacutelia, ter participado de alguma edi&ccedil&atildeo do Enem a partir de 2010 e obtido uma nota m&iacutenima de 450 pontos nas provas do exame, al&eacutem de ter nota superior a zero na reda&ccedil&atildeo.

Os candidatos podem se inscrever em um &uacutenico curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. No entanto, &eacute poss&iacutevel alterar sua op&ccedil&atildeo de vaga durante o per&iacuteodo de inscri&ccedil&atildeo. Os estudantes ser&atildeo classificados de acordo com as notas no Enem na edi&ccedil&atildeo em que tiver obtido a maior m&eacutedia.

A contrata&ccedil&atildeo do financiamento estudantil est&aacute condicionada &agravequeles regularmente matriculados em institui&ccedil&otildees de ensino n&atildeo gratuitas cadastradas no programa. Por&eacutem, os interessados podem se inscrever antes de estarem matriculados.

Quem &eacute bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (Prouni) tamb&eacutem pode usar o Fies para custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresenta&ccedil&atildeo de fiador na contrata&ccedil&atildeo do financiamento.

Aditamento do Fies

Quem j&aacute tem acesso ao financiamento, deve fazer o aditamento do contrato para o segundo semestre at&eacute o dia 30 de abril, no site do programa. Atualmente, o Fies atende 1,5 milh&atildeo de estudantes.

&nbsp

&nbsp

&nbsp

&nbsp

Veja.Com

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes