quarta-feira, 15/05/2024
InícioCidadePrefeito pede que secretários sejam pró-ativos para o setor industrial de VG

Prefeito pede que secretários sejam pró-ativos para o setor industrial de VG

O prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, pediu o empenho dos secretários municipais para o desenvolvimento de novas tecnologias no setor ceramista, durante solenidade na noite desta quinta-feira (27.10), ocasião em que foi homenageado pela Cooperativa de Extração Mineral para Cerâmicas de Construção Civil do Estado de Mato Grosso (COOPEMCER), pelo trabalho que vem desenvolvendo em parceria com o Governo do Estado, no distrito industrial de Várzea Grande.

“Este é um setor de muita relevância para a economia. Várzea Grande é hoje a capital da cerâmica de Mato Grosso. Por isso nosso trabalho não deve parar por aqui. Os secretários afins estão incumbidos de trabalhar e orientar a cooperativa a buscar soluções de desenvolvimento a novos projetos como a revitalização de locais onde ocorre a extração da matéria-prima”, declarou.

Murilo Domingos reafirmou aos ceramistas, que a Prefeitura de Várzea Grande está à disposição do setor para a elaboração de incentivos fiscais, políticas públicas e viabilização de recursos, destacando que as parcerias com governos do Estado e Federal serão voltadas também, para o desenvolvimento do distrito industrial.

“Vamos buscar com o Estado, outras parcerias que dêem frutos como a que presenciamos nas últimas visitas ao distrito, ao lado do ex-secretário da Casa Civil, Luiz Antonio Pagot, que já é considerado várzea-grandense pelo apoio e interesse que vem demonstrando pelo crescimento do município”, salientou Domingos.

O governador Blairo Maggi e Luiz Antonio Pagot, também foram homenageados pelo presidente da Coopemcer e empresário ceramista José Lavaqui. Pagot lembrou a trajetória dos ceramistas no Estado, que se desenrola desde 2003, quando preocupado com o setor de construção civil, o governo se aproximou da categoria solucionando os problemas fiscais e proporcionando melhores condições para instalação e produção das cerâmicas na baixada cuiabana.

“Desde os problemas fiscais até a solução com as jazidas exploradas, passaram por negociação da categoria com o Estado. O resultado desta parceria pode ser visto no trabalho desenvolvido pelo governado Blairo Maggi com a construção de delegacias, moradias e escolas. Todas as construções de alvenarias cobertas de telhas, produtos regionais”, exemplificou Pagot.

Luiz Antonio Pagot também destacou que a preocupação para o melhor aproveitamento dos produtos regionais era a falta de padronização dessas telhas, tijolos e blocos, que implicaria em um menor desperdício de materiais e conseqüente economia para as construções. “Antes falávamos apenas de material planejado, hoje, fico contente em ver que o setor está buscando tecnologias para diversificar sua produção, soluções para minimizar a degradação ambiental e reflorestar as áreas devastadas”, justificou.

A assinatura das ordens de serviço das obras de recuperação, restauração e pavimentação da BR-163, nos trechos entre o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande e Jangada, no último dia 26, também foram lembradas por Pagot. “Tudo isso só foi possível com o compartilhamento de tarefas com a sociedade civil organizada, prefeitura, produtores e empresários”, ressaltando que, em um ano foram construídas 1.100 pontes de madeira, e dois mil quilômetros de asfalto. Segundo ele, o governo do Estado entrou com a participação de 40% a outra parte foram de parcerias.

Também foram homenageados o secretário de Viação e Obras, Fernando Sé e o empresário pioneiro no ramo, José Eduardo Guimarães Vieira. Participaram ainda do evento, o deputado estadual Sérgio Ricardo, os secretários municipais Adão Larrea (Desenvolvimento Econômico), José Aguiar Portela (Meio ambiente), Édina Araújo (Comunicação Social), Elismar Bezerra (Educação e Cultura), vereador Ismael Alves, presidente da Coopemcer José Lavaqui, presidente do Sindicato dos Ceramistas do Estado, Vanderlei Sime, e, Nivaldo Donizete Caldas, empresário da Cerâmica Casa Nova, entre outros cooperados.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

11 − três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes