terça-feira, 14/05/2024
InícioAgronegócioSafras do trigo e da cana puxam crescimento da agropecuária no PIB...

Safras do trigo e da cana puxam crescimento da agropecuária no PIB

O crescimento das safras de cana-de-açúcar e do trigo foram fundamentais para a elevação do ritmo da agropecuária, que teve expansão de 7,2% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período imediatamente anterior. Se comparado com o terceiro trimestre de 2006, o setor agropecuário aumentou 9,2%. No ano, o setor agropecuário registra crescimento de 4,3%.

Segundo a economista do IBGE (Instituto Brasileiro de Economia e Estatística) Rebeca Palis, as safras desses produtos são responsáveis por mais de 50% da colheita no terceiro trimestre. No ano, a produção de trigo teve elevação de 59,3%, no comparativo ao período de janeiro a setembro de 2006. Já a cana-de-açúcar apresentou expansão de 13,6%.

Em relação à indústria, a principal expansão verificada foi na indústria de transformação, cujo crescimento foi de 5,7% em relação ao terceiro trimestre de 2006. Entre os principais destaques estão os subsetores de máquinas e equipamentos, automotivo, produção de material elétrico e de produtos químicos.

A construção civil cresceu 5% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, impactada pelo aumento de 22,7% do volume de crédito concedido para o setor e pelo incremento de 5,8% de empregos nas obras no comparativo ao terceiro trimestre de 2006. Bom resultado foi notado também no segmento de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana (3,8%).

A indústria extrativa mineral foi prejudicada por problemas na produção de petróleo e gás, que aumentou apenas 1,3% em relação ao terceiro trimestre de 2006. O fraco resultado foi influenciado por problemas na produção das plataformas que a Petrobras vem enfrentando nos últimos meses. A produção da estatal está em queda há quatro meses. Ao todo, a indústria extrativa mineral teve expansão de 2%, com destaque para a produção de minério de ferro, com incremento de 11,8%.

Já o setor de serviços (4,8% de expansão frente ao terceiro trimestre) teve o subsetor de intermediação financeira e seguros, com 13,3% de crescimento, como principal influência para o resultado. Isso é reflexo, segundo Rebeca, do aumento de 27,8% das operações de crédito do sistema financeiro.

O subsetor de serviços de informação registrou aumento de 8,6% em relação ao período de julho a setembro de 2006. Esse resultado é influenciado pelos serviços para telefonia, principalmente móvel, e para internet.

O consumo aquecido das famílias influenciou a expansão do comércio atacadista e varejista, que cresceu 7,4% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Também apresentaram incremento os subsetores de transporte, armazenagem e correio (4,6%), serviços imobiliários e aluguel (3,2%), outros serviços (2%) e administração, saúde e educação pública (1,5%).

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes