domingo, 28/04/2024
InícioSaúdeSilval Barbosa reforça diálogo com profissionais da área médica em reunião com...

Silval Barbosa reforça diálogo com profissionais da área médica em reunião com sindicalistas

O governador Silval Barbosa – numa clara demonstração que o seu governo está aberto ao diálogo – recebeu na segunda-feira (30.05), em audiência no Palácio Paiaguás, dirigentes sindicais e de classe dos profissionais da saúde para debater a questão da saúde em Mato Grosso, especificamente nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Os sindicalistas entregaram ao governador um relatório da situação da saúde no Estado e pauta de reivindicação das principais demandas. Ao final da reunião os representantes sindicais demonstraram satisfação e confiança na proposta apresentada pelo Governo do Estado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), Ednaldo da Fonseca Lemos, “o diálogo com o governador Silval Barbosa foi positivo e bastante produtivo”, disse. Ele elencou todas as ações que o governo vem realizando e, ainda, a informação de que o governo vai estabelecer convênios com rede privada para ampliar os leitos em caráter emergencial.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, destacou que desde o início da atual gestão, o governador Silval Barbosa vem trabalhando no firme propósito de aumentar a oferta de leitos na rede SUS. Ele lembrou que já tem leitos novos no Pronto-Socorro de Cuiabá, mais 60 leitos do Hospital Santa Helena – por meio de convênio já assinado com o Governo – e a partir de julho mais 60 leitos do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, deverão entrar em funcionamento, totalizando 220 novos leitos. Em Sinop, vão entrar em operação outros 120 leitos. O Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, está repactuando toda rede de atenção no interior. Segundo Pedro Henry, todo esse trabalho vai ter um reflexo e diminuir a pressão que acontece hoje em Cuiabá.

O governo decidiu construir uma unidade em Porto Alegre do Norte, por meio de parceria público privada. O secretário de Saúde disse que depois disso é que o governo vai dimensionar as reais necessidades de leitos no Vale do Rio Cuiabá e elaborar um projeto para que se possa ser executado a médio e longo prazo.

No campo da iniciativa privada – que não foi objeto da reunião com os sindicalistas – o governo já reuniu com os empresários do setor e ficou definido que o Governo vai ajudar na obtenção de linhas de créditos para financiar a construção e ampliação da rede hospitalar e assim aumentar o número de leitos e o atendimento da demanda. “A realidade aqui em Cuiabá é tão cruel, que nem a iniciativa privada tem leitos para oferecer”, completou Henry.

Quanto ao pedido dos profissionais que pedem a construção de um hospital de 1.000 leitos, o secretário é enfático em dizer que não concorda com o critério apresentado, proporcional à população. Participaram da reunião ainda o deputado federal Valternir Pereira e os deputados estaduais Emanuel Pinheiro e Luciene Bezerra.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quinze + 9 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes