segunda-feira, 13/05/2024
InícioCidadeVG mantém campanha de vacinação para erradicar raiva animal

VG mantém campanha de vacinação para erradicar raiva animal

No próximo dia 23 de setembro, o Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande realiza o Dia “D” de combate à raiva animal. Cinqüenta e sete postos de vacinação serão fixados em diferentes pontos da cidade para atender a quase 45 mil animais domésticos. A ação faz parte da segunda etapa de imunização preventiva em cães e gatos, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a diretora de Vigilância Sanitária, Vilma Juscineide de Souza, em 2004 foram registradas ocorrências da raiva animal em Várzea Grande. Por esse motivo, o município ainda precisa efetuar medidas de prevenção e controle, seguindo determinações do Ministério da Saúde. “Embora não se tenha registrado nenhum caso da doença desde o ano passado, o Governo Federal exige que as campanhas continuem por três anos, contados a partir da data do último registro”, explica.

Cães e gatos com idade a partir de 30 dias já podem ser vacinados, inclusive cadelas prenhas. Os animais que receberam a dose durante a primeira fase (junho de 2006), também devem ser imunizados novamente. Mas atenção: se o animal estiver com algum problema orgânico ou estiver fora do seu estado normal de saúde, o proprietário deve esperar a cura total para depois aplicar a vacina.

A veterinária Tatiana Figueiredo esclarece que o medicamento não tem nenhuma contra-indicação e quanto mais vezes os animais receberem a vacina, melhor. “A recomendação é que se faça à aplicação da dose duas vezes ao ano, mas nada impede que isso ocorra mais vezes”, informa.

O Dia “D” será realizado num sábado, das 8h às 17h. Os postos serão montados em escolas, igrejas, centros comunitários e clínicas veterinárias. Nesse dia, a vacina é totalmente de graça em todos estes pontos, mesmo nos estabelecimentos particulares. A campanha terá duração de dois meses, seguindo para a zona rural e áreas periurbanas (distritos e comunidades distantes). Nesses locais, a equipe de Zoonoses fará a vacinação anti-rábica de casa em casa.

RECOMENDAÇÕES – A diretora Vilma de Souza orienta que, preferencialmente, os adultos levem os cães e gatos para serem vacinados. A atitude evita que, animais maiores e mais agitados causem tumulto ao se depararem com outros bichos. Cães pequenos devem estar usando coleiras e os grandes usando focinheiras. “Especificamente, os gatos precisam ser levados contidos de alguma forma, ou com um saco plástico, um lençol ou outro tipo de proteção, nunca no colo. Assim, nós evitamos os ataques e as rixas com os cachorros”, recomenda.

Aos animais que, por algum motivo, tiverem de andar longas distâncias para chegarem ao posto de vacinação, deve ser dado um tempo para descanso e familiarização com o ambiente, para garantir a segurança das demais pessoas e dos profissionais.

RAIVA ANIMAL – A raiva é uma doença causada por vírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. A veterinária Tatiana detalha que, em cães e gatos, a moléstia se manifesta pela mudança de comportamento, deixando o bichano mais agressivo. Também é percebida quando existe resistência à luz, latido bitonal e descuido com a comida, caracterizado pelo esparrame. É comum também a paralisia dos membros anteriores e da mandíbula, que causa a conhecida “espuma”, explicada pelo acúmulo de saliva. Em média, 10 dias são necessários para levar o animal contagiado à morte.

O contágio para o ser humano é feito pelo contato de mucosas, principalmente as lesionadas, e não somente por mordidas. A recomendação é que, nesses casos, a área de contato seja lavada imediatamente, com água e sabão. Depois, é indispensável procurar o centro de saúde mais próximo.

SERVIÇO – O Dia “D” de combate a raiva animal acontece em 23 de setembro, a partir das 8h. Para saber o local de vacinação mais próximo, ligue para 3688-3186 ou 3688-3187. Mesmo depois da data, o Centro de Controle continuará aplicando as vacinas gratuitamente, bastando que o proprietário leve o animal até a sede da unidade. O endereço é: Rua 40 – s/n, bairro Paiaguás, nos fundos do Centro de Tradições Gaúchas.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

18 − 16 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes