A implantação do Projeto Estratégico de Modernização Tecnológica (MT Digital), será um marco significativo na Tecnologia da Informação e Comunicação de Mato Grosso, assegurando uma rede de transmissão e compartilhamento de dados mais segura, mais veloz, com a integração entre os órgãos públicos, permitindo resultados que são o objetivo principal do Estado: prestar um serviço de qualidade ao cidadão.
A afirmativa é do deputado estadual José Riva (PSD), que presidiu a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa para discutir o projeto do Executivo que vai promover a modernização tecnológica e o aperfeiçoamento dos sistemas públicos de TI, integrando e melhorando a comunicação e o compartilhamento de dados em todo o estado.
"Estou muito otimista com os resultados que a saúde, a educação, o meio ambiente e a segurança pública terão com a efetivação do MT Digital. O Poder Legislativo cumpriu o seu papel ao oportunizar à sociedade o conhecimento e a discussão sobre o projeto. O foco principal é a melhoria da qualidade do atendimento ao cidadão. Para termos serviços eficazes necessitamos de investimento e planejamento. Precisamos de suporte para as redes de comunicação de dados e de voz e especialmente de segurança no tráfego de informações, itens contemplados no projeto” resumiu Riva.
Segundo Riva, o projeto do MT Digital será decisivo para resolver os problemas que o Estado enfrenta como a perda de sinal de internet e telefonia e a lentidão das conexões, além da possível saturação da capacidade de armazenamento de dados. "Nós sabemos que não dá para pensar em progresso sem avanço da tecnologia, sem modernização da própria gestão pública e os serviços prestados ao cidadão dependem deste aperfeiçoamento constante", justificou o parlamentar.
O deputado parabenizou o Cepromat, sob a presidência de Wilson Teixeira, que juntamente com sua equipe elaborou uma proposta que vem ao encontro dos anseios e expectativas da gestão pública e da comunidade em geral que usa os serviços públicos.
Focado em cinco pilares – a Rede de Dados, o Data Center, Telefonia IP, a Central de Serviços e as Soluções de TI para o setor de Segurança Pública -, o projeto permitirá a integração de todos os órgãos públicos e as unidades descentralizadas, viabilizando serviços de voz, telefonia, vídeo conferências e transferência de arquivos, entre outras vantagens.
O setor de Segurança Pública será priorizado, considerando as necessidades imediatas decorrentes da realização da Copa do Mundo em Cuiabá. Uma das metas é investir na preparação de profissionais responsáveis pela proteção de turistas e da população local durante os jogos. A idéia é ampliar a instalação de câmeras de vídeo com capacidade para fazer a leitura de placas automotivas, facilitando a localização de veículos roubados, entre outras ações que permanecerão como legado no pós-Copa, esclareceu o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.
A intenção é modernizar os processos de rádio-comunicação utilizados pelas polícias, substituindo sistemas analógicos por digitais, com criptografia para garantir o sigilo das mensagens e evitar interceptações que hoje são feitas por marginais na frequência analógica de rádio ainda usada pela polícia local.
O projeto está orçado em R$ 430 milhões a serem investidos num período de cinco anos. Dirigentes do Cepromat anteciparam que dentro de 15 dias deverá ser publicado o edital para as empresas interessadas em participar do processo licitatório para implantação do MT Digital.